Rede Social do Bambu

Encontro de Pessoas e Comunidades de Entusiastas da Cadeia Produtiva do Bambu

Bambuterapia ou Bamboo Massage

O que é?

É a sensação do momento para quem busca alternativas estéticas modernas e procura associá-las para o seu bem-estar.

Os bambus são parecidos com rolos/varetas que se adaptam aos contornos corporais e podem ser aplicados em todo o corpo. Com o uso das pontas do bambu, o profissional consegue realizar estímulos nos pontos energéticos e zonas reflexas dos pés, mãos e rosto.

A bambuterapia é uma ótima conduta terapêutica nos tratamentos de celulite, flacidez e gordura localizada, pois apresenta propriedades modeladoras, drenantes, relaxantes, tonificantes e energéticas.

- Qual é a origem da Bambuterapia?
A técnica de bambuterapia surgiu na França com o fisioterapeuta francês Gill Amsallem, e possui indicação corporal e facial.

Outras técnicas podem ser aplicadas junto à do bambu para sofisticação terapêutica: acupuntura, shiatsu, ayurvédica, reflexiologia e drenagem linfática. Assim é possível harmonizar o indivíduo, já que um problema estético começa primeiramente com um desequilíbrio energético.

- Como é a aplicação ou procedimento dessa técnica?
O procedimento tem duração média de uma hora. O ambiente é todo climatizado, ou seja, preparado com uma música suave e uma iluminação especial (meia-luz). A aplicação do bambu deve ser de forma correta em sentido, pressão, direção, velocidade e manobras leves para não machucar de forma alguma o cliente. A massagem tem início nos pés, em seguida no corpo todo (frente, costas e laterais) e depois finaliza no rosto.

- Existe alguma diferença entre a drenagem convencional e a feita com bambu?
Sim. A troca de energia com uso do bambu é uma opção para quem gosta de novidade, entretanto não existe nenhuma diferença de preço entre a drenagem feita com ou sem bambu. O cuidado essencial é que a pessoa que está aplicando a técnica deve colocar mais creme ou óleo para que o bambu possa deslizar sem machucar a cliente.

- Quais são os objetivos e os efeitos dessa técnica?
A técnica usando bambu tem a finalidade massageadora, que leva ao relaxamento, alívio de tensões, tonificação muscular, ativação da circulação sanguínea, drenagem, desintoxicação, regeneração e revitalização da pele, auxilia no tratamento de celulite e de remodelagem da silhueta.

- Como funciona a massagem com o uso do bambu?
As varas de bambu são de tamanhos e diâmetros diferentes e agem como se fossem o prolongamento dos dedos, assim oferecem a possibilidade de alcançar todas as regiões corporais, proporcionando novas sensações para quem recebe a massagem. É completa e bastante eficiente, pois favorece o corpo e a mente, dessa maneira pode ser usada tanto por quem pretende reduzir medidas como para quem quer simplesmente relaxar.

- Existem contra-indicações?
A massagem com bambu apresenta as mesmas contra-indicações da massagem modeladora, relaxante e da drenagem linfática. Ex: câncer, trombose, diabetes, etc. Antes de iniciar o tratamento é necessário fazer uma avaliação (ficha de anamnese) com um esteticista profissional ou fisioterapeuta especializado. Como se trata de uma técnica nova é importante atentar para a qualificação do profissional, que precisa ter curso específico para aplicar a massagem.

- Por que o bambu é importante para a técnica e quais os cuidados em relação a esse material?
O bambu representa para os chineses a força, beleza, leveza e flexibilidade. Para a prática da massagem, a preferência é por bambus de superfície regular. Essas peças devem ser lixadas e envernizadas, além de não conter qualquer tipo de farpa, ranhura ou dano que possa impedir o perfeito deslizamento e machucar o cliente. A técnica permite ao terapeuta firmeza e precisão no toque ao trabalhar diversas partes do corpo, rosto e extremidades.

- Quanto custa o atendimento feito com a técnica de Bambuterapia?
Um atendimento de bambuterapia custa em média R$ 50,00 reais e a recomendação ideal é aplicá-la pelo menos 2 vezes por semana para ter resultados bons e junto aos cosméticos específicos ao seu tipo de pele.



Fonte: Dra. Karen Boeschenstein, fisioterapeuta formada na Uniplac/ Farplac. Brasília- DF
Contato: karen.fisioterapeuta@gmail.com - (61) 8484-2211
Imagem: www.portaljj.com.br e www.cambio.com.co/placercambio


ATENÇÃO: a responsabilidade deste artigo é exclusiva de seu respectivo autor, que escreve a título gratuito e sem qualquer remuneração, da mesma forma que não possui nenhum vínculo empregatício com o Senado Federal.

http://www.senado.gov.br/sf/senado/portaldoservidor/jornal/Jornal89/saude_bambuterapia.aspx

Exibições: 1487

Tags: bambu, fisiterapia, massagem, saude, terapia

Comentar

Você precisa ser um bambuzeiro de Rede Social do Bambu para adicionar comentários!

Entrar em Rede Social do Bambu

© 2014   Criado por Egeu Laus.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço