Rede Social do Bambu

Encontro de Pessoas e Comunidades de Entusiastas da Cadeia Produtiva do Bambu

Este tema é deste grupo ?

Exibições: 681

Respostas a este tópico

Acrescentando à pergunta, os demais membros poderiam indicar formas de tratamento para os bambus?
Será muito útil que montemos uma cartilha pra gente!

um abraço


Paulo
Carlos e Paulo
Conheci o Dilson, um bambuzeiro de Paty di Alferes, RJ, e contratei-o para preparar e montar as toras de bambu para o muro da frente de nossa casa em Itaipuaçu, RJ. Ele mostrou-nos essa forma de tratamento com Óleo de Linhaça. Segundo ele, funciona 100%.
Quanto ao nosso muro, foi montado o primeiro módulo neste mes, fev 09, Há que aguardar, portanto..
Pretendo continuar a montagem do outros módulos do mesmo muro e estou disposto a usar outros métodos de tratamento, para efeito de comparação.
Um abraço
ZéCassio
Vocês me desculpem, mas ainda não domino os caminhos deste grupo. Não sei dizer se este tema é de fato deste grupo.
Meu interesse neste instante é discutir métodos de tratamento do bambu e relatar minha experiencia com Óleo de Linhaça, que comecei em fev 2009. Comecei esse relato em mensggem anterior.
Usamos uma mistura de cola branca com serragem para tapar os furos e encher pequenas rachaduras. O problema é que depois de um mes de sol impiedoso algumas rachaduras aumentaram demais.
Penso que a aplicação do óleo de linhaça evita o caruncho mas não evita a rachadura.
Enchemos todas as rachaduras com a cola-serragem e aguardaremos, continuando a montagem dos módulos. Ainda bem que das seis peças montadas apenas uma apresentou rachaduras grandes..
Anexos
Quanto às rachaduras, eu recomendo seladora para madeira e pó de lixa de bambu!
Prepara-se uma massa assim como a de cola branca.
Então, tenho uma má experiência com tratamento à basa de óleo de linhaça na madeira, com o passar do tempo cria-se um fungo preto de difícil remoção e de péssima aparência,portanto se o acabamento e aparência forem importantes na aplicação do bambu, vale a pena fazer um teste.
Marcelo
Agradeço as preciosas dicas. Passarei a usar a seladora com pó de bambu nas próximas peças. Quanto ao fungo preto, vou aguardar.
Aproveito para perguntar: a recomendaçào de colher o bambu na lua minguante faz sentido ? As diferentes formas de tratamento do bambu dispensam este cuidado ?
Um abraço
ZéCassio
Saudações.

Parece que tudo que seja relacionado com datas, horários e fases da lua para colher o bambu tem a ver com o teor de amido no momento da colheita. Aparentemente, é lógico que bambu com teor alto de amido é mais atraente para os insetos... afinal eles não furam e destroem os bambus só para nos fazer raiva (risos). Dessa forma, e sabendo que a gente não crê em bruxas, mas que elas existem, existem, vou seguir a tradição e colher como os antigos determinam. Vamos ver no que dá. Neste ano, farei a primeira colheita.

Ropberto Pires Silveira (Beto Dehannah)
Caro bambuzeiro.
Voce só pode usar a seladora com serragem (fica perfeito) ém ambiente fechado.
Se pegar chuva ou umidade não pode usar que fica manchado de branco. Horrivel.
abraços gabriel.
Obrigado pela dica, Gabriel. Nossas peças estão ao tempo e espero que elas não fiquem tão horríveis. E me proponho a ir relatando meus resultados.
Acho que desde que este grupo começou recebi muitas informações e tenho receio de perdê-las. O Egeu poderia nos dizer por quanto tempo cada mensagem fica na rede e se há alguma forma de salvá-las em disco.
saudações bambuzais
ZéCassio
Prezado ZéCassio,
Em principio, se não acontecer nenhuma tragédia no Ning, tudo permanecerá online.
Você pode, se quiser, salvar cada página de seu interesse, com todo o seu conteúdo, utilizando o recurso do "save page as" ou "salvar página como" do seu próprio navegador de internet (explorer, firefox, safari, etc).
Quanto a um backup geral, vou tentar me informar no próprio Ning.
Um abraço!
Pessoal,
Foi criada uma nova Comunidade espcifica para se discutir Tratamento e Conservação do Bambu. O assunto já vinha sendo amplamente discutido, achamos que vale a pena abrir um espaço exclusivo para isso.
Vejam neste link.

RSS

© 2014   Criado por Egeu Laus.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço